Já sou aluno

Professor Rodrigo Eisinger


Rodrigo-eisinger

Iniciou seus estudos na gaita diatônica em 1999, quando residia na cidade de São Carlos, e lá formalizou seus estudos em teoria musical e também gaita cromática, onde formou o naipe de gaitas da Orquestra Experimental da UFSCar e atuou como solista.

Em 2003 começou seus estudos no Bacharelado em Música Popular da Unicamp, focando seus estudos na gaita diatônica e também cromática.

Em 2008 entrou no Mestrado em Música da Unicamp, onde o tema de sua pesquisa aborda a gaita diatônica e suas possibilidades cromáticas.

Atuando como músico profissional desde 2001, Rodrigo Eisinger trabalha com um repertório variado de estilos musicais, desenvolvendo trabalhos no jazz, blues, musica instrumental brasileira, choro e samba.

Já tocou em diversos festivais, como o Fórum Harmônica Brasil em Fortaleza, Festival Internacional de Harmônica no Sesc Pompeia, Barra Jazz no Piaui (onde dividiu palco com Toninho Horta e Carlos Malta), Caju Bossa (abrindo o show de Danilo Caymmi) entre outros.

Junto com Fernando Xavier e Paulo Gazela, gravou no disco Walterama, projeto instrumental em homenagem ao gaitista Little Walter.

Residindo em Campinas, Rodrigo Eisinger, além de músico profissional, é professor e pequisador da gaita e da música, buscando o entendimento de como esse "pequeno grande instrumento", pode se inserir nos mais diversos estilos musicais.


Professor Fernando Xavier


Teacher-photo

Fernando Xavier, gaitista profissional desde os anos 1990, estudou gaita diatônica com alguns dos grandes mestres do instrumento no Brasil e EUA, como: Márcio Maresias em Jundiaí; Sérgio Duarte e Robson Fernandes em São Paulo, além de Mark Hummel​ no EUA, Oakland CA.

Em 2003, foi convidado para tocar no Festival Internacional de Harmônicas no SESC Pompeia, para abertura do show de Mark Ford (The Ford Blues Band)​. Em 2007, Xavier e junto com sua banda DuBalacu Blues, dividiu o palco com Flávio Guimarães, gaitista do Blues Etílicos e com o guitarrista André Christovam, ambos precursores do blues nacional, em São José do Rio Preto (Flávio e André), Limeira e Nova Odessa (ambas com o Flávio). Eventualmente se apresenta com o guitarrista Ricky Furlani, quando pode expressar sua veia mais rockeira. Já participou de dezenas de gravações com artistas de diversos estilos musicais e integrou o projeto Walterama, que gravou um disco de mesmo nome em 2009.

Por sete anos foi endorsee do fabricante e marca de gaitas Bends Harmonicas, o maior empreendimento de toda a história da gaita no Brasil e um dos maiores do mundo. Foi criador do design e co-desenvolvedor do NerVoso Mini Amp. Desenvolveu o layout de notas Diatônica 0-9 e junto com o fabricante Bends, colaborou para o desenvolvimento do instrumento. Junto com Rodrigo Eisinger, Leonardo Kenji e Lucas Martini, compõe as vozes do podcast “A Gaita, A Vida, O Universo e Tudo Mais​”, que entrevista gaitistas expoentes da cena nacional e internacional, como: Jefferson Gonçalves (Rio de Janeiro) e Xyme Monson (Buenos Aires, Argentina). Co desenvolvedor da plataforma e curso de gaita online “Academia da Gaita​”, que desde 2013 já ensinou mais de 700 alunos. Em 2018 começa a lecionar na franquia estadunidense, School of Rock​, unidade Campinas SP.

"Fernando Xavier is spreading the sounds of this humble instrument (the harmonica) through Brazil." Mark Hummel (Grammy Blues Music Award winning).

Matricule-se agora!